Centralizar, descentralizar ou terceirizar
O departamento de Recursos Humanos tem como objetivo intermediar as necessidades da empresa e as necessidades dos funcionários.
Esse departamento acumula várias funções, desde o recrutamento até o treinamento e adequação do novo colaborador com o setor em que ele vai exercer o trabalho. Tem ainda, o departamento de Pessoal, que cuida da parte administrativa trabalhista e são eles que o empregado mais se prende porque fazem os cálculos salariais, ou seja, pagam os salários, os adicionais, as horas extras, férias, 13º salário, entre outros.
Nesse caso, o departamento centraliza todas ações que envolvem as relações funcionais da empresa.
A vantagem da centralização é que todo o envolvimento relacional e burocrático estão num único lugar e todos os outros setores recorrem a ele para a resolução de suas questões. Desse modo, estar com tudo à mão, facilita o trabalho, mas acumula muita coisas.
Por outro lado tem o sistema de descentralização do RH. Nesse caso, parte do trabalho do departamento passa a ser dividido com os outros setores. O treinamento, as apresentações, os cursos da área, são providenciados pelos coordenadores desses setores. Esse sistema tira do RH parte de suas funções, mas não tira o controle.
Outro sistema que passa a ser usado, e cada dia mais, é a terceirização do RH para outra empresa e, nesse caso, se mantém uma pequena equipe para intermediar a terceirizada que assume a administração com a administração da empresa contratante.
Escolher qual sistema é o melhor para sua empresa depende de alguns fatores que devem ser analisados, tais como valor da folha de pagamento e encargos, as contratações e treinamentos, entre outros, com o valor cobrado pela terceirizada. Normalmente o valor da empresa que assume o RH é mais compensador do que mantê-lo internamente porque não é somente a burocracia e as relações entre empregado/patrão que são retiradas, são também, todos os incômodos que essas relações trazem.
Antes de tomar uma decisão sobre o que manter em sua empresa, consulte uma Assessoria Contábil e RH. Assim você será auxiliado à mensurar cada uma das situações. Aproveita e liga para a Sindac Assessoria. Você terá a melhor consultoria na àrea.